EUA/FED: YELLEN DIZ QUE CRIAÇÃO DE EMPREGOS CONTINUA EM RITMO FORTE

19/12/2016 17:00:09 - AE NEWS

EUA/FED: YELLEN DIZ QUE CRIAÇÃO DE EMPREGOS CONTINUA EM RITMO FORTE
 

Baltimore, 19/12/2016 - A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, disse hoje que a criação de empregos continua forte no país, acrescentando que as melhorias no mercado de trabalho empurraram a taxa de desemprego para 4,6%, "próximo ao que era antes da recessão". Ao mesmo tempo, ela disse que "o crescimento dos salários semanais está acelerando para trabalhadores jovens e registrou fortes ganhos nos últimos dois anos".

Yellen discursou na Universidade de Baltimore horas depois de o Fed divulgar os resultados de uma pesquisa conduzida em dezembro do ano passado, que apontou que jovens estavam entre os mais otimistas em relação a perspectivas de emprego. Segundo levantamento, 61% dos jovens tinha uma perspectiva positiva sobre o mercado de trabalho ante 45% em 2013.

A dirigente ainda firmou que os "ganhos econômicos dos últimos anos finalmente elevaram os padrões de vida", mas ainda existem obstáculos significativos. Yellen apontou para uma economia que está crescendo mais devagar que o que se esperava, bem como uma taxa de crescimento da produtividade decepcionante.

Yellen se disse preocupada sobre como os trabalhadores que não têm diploma se sairiam em um mundo cada vez mais interconectado. "Isso me preocupa, como deveria preocupar a todos nós, que muitos estão ficando para trás", disse. "Melhorias nos ensinos elementar e secundário podem ajudar a preparar mais pessoas para a faculdade e as oportunidades que a faculdade disponibiliza, mas para aqueles que não frequentam o ensino superior, precisamos encontrar outras formas de estender as oportunidades econômicas para todos nos EUA".

Yellen observou que um diploma é cada vez mais importante para ajudar trabalhadores a competir em um mercado de trabalho afetado pela mudança tecnológica e a globalização.

"Dado que a globalização provavelmente vai continuar e a tecnologia vai continuar a avançar, não sabemos quão rapidamente a economia vai crescer, quais novas tecnologias serão desenvolvidas, ou quão rápido e consistentemente o emprego vai crescer", disse. "O que é consideravelmente mais certo, no entanto, é que o sucesso vai continuar a estar atrelado à educação, em parte porque uma boa educação ressalta uma habilidade para se adaptar à economia mutável.

Yellen não falou sobre política monetária em seu discurso, que acontecesse menos de uma semana após o Fed ter votado para aumentar as taxas de juros dos EUA pela primeira vez no ano.

Fonte: Agência Estado/Broadcast com  Dow Jones Newswires.




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735