PETROBRÁS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL NAS REFINARIAS

26/01/2017 22:32:32 - AE NEWS

ESTADÃO: PETROBRÁS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL NAS REFINARIAS
 
Fonte: Agência Estado/Broadcast
 

Rio, 26/01/2017 - A Petrobrás reduziu o preço dos combustíveis após dois aumentos do diesel e um da gasolina. A companhia decidiu revisar a partir de hoje, 27, o preço da gasolina nas refinarias em 1,4%, em média, e, no caso do diesel, em 5,1%. Há, porém, dúvidas se, no caso da gasolina, o consumidor sentirá o impacto da queda.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia, diz que a redução nas bombas depende de repasse pelas distribuidoras. “No caso da gasolina, acredito que será difícil porque a queda não é significativa, mas para o diesel deve sim ter diminuição dos preços nos postos.”

A estatal estimou que se o ajuste for integralmente repassado e não houver alteração nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou R$ 0,08 por litro, em média, e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro.

Na prática, porém, o que tem ocorrido desde quando a empresa anunciou a nova política de preços, em outubro do ano passado, é um rápido repasse para os consumidores apenas quando a estatal anuncia aumentos dos combustíveis.

A lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. Com isso, as revisões da Petrobrás podem ou não se refletir no preço final para o consumidor.

A empresa informou que o Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) decidiu a revisão baseado no efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, feita em 5 de janeiro. Na data, aumentou o preço do diesel em 6,1%, em média, mas não alterou o valor da gasolina.

A empresa cita ainda ajustes na competitividade no mercado interno e a queda dos preços no mercado internacional. A Petrobrás reafirmou a política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que “lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade”. Além disso, disse que “os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada, e estão alinhados com os objetivos do plano de negócios 2017/2021”. 




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735