CHINA AMPLIA CONTROLE SOBRE YUAN COM AJUSTE NA FORMA DE ESTABELECER TAXA DE PARIDADE

26/05/2017 05:40:59 - AE NEWS

CHINA AMPLIA CONTROLE SOBRE YUAN COM AJUSTE NA FORMA DE ESTABELECER TAXA DE PARIDADE
 

Pequim, 26/05/2017 - O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) vai ampliar o controle sobre a moeda do país ao mudar a forma como estabelece a taxa de paridade do yuan em relação ao dólar, em sua última tentativa de evitar grandes oscilações cambiais em meio ao aumento de preocupações com a economia doméstica.

O PBoC pretende adicionar um "fator contracíclico" ao modelo que utiliza para definir a taxa de paridade diária, segundo comunicado do China Foreign Exchange Trade System, braço de negócios cambiais do BC chinês.

O objetivo do ajuste, que vem sendo testado de maneira experimental já faz alguns dias, é suavizar as flutuações do yuan frente ao dólar, informou o comunicado.

A alteração, que logo deverá entrar definitivamente em vigor, vem num momento em que o PBoC amplia esforços para manter a estabilidade da moeda chinesa ante o dólar. Desde o fim ano passado, o PBoC vem endurecendo restrições para impedir que capitais deixem o país, elevado taxas de juros de curto prazo e, mais recentemente, vem efetivamente atrelando o valor do yuan ao dólar.

As medidas marcam uma mudança na estratégia usada durante a maior parte de 2016, quando o PBoC procurou enfraquecer o yuan em relação ao dólar de forma organizada. Por trás da iniciativa para conter as oscilações do yuan está uma liderança chinesa que prioriza a estabilidade econômica e política antes de uma esperada reestruturação na linha de comando da China, no segundo semestre do ano.

Além disso, Pequim quer evitar atritos comerciais com Washington, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter acusado a China de tomar proveito do baixo valor do yuan para ajudar a impulsionar suas exportações.

Fonte: Dow Jones Newswires.




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735