BCE: RECUPERAÇÃO CONTINUADA ABRE CAMINHO PARA NORMALIZAÇÃO DA POLÍTICA NA ZONA DO EURO

06/07/2017 15:20:57 - AE NEWS

BCE/WEIDMANN: RECUPERAÇÃO CONTINUADA ABRE CAMINHO PARA NORMALIZAÇÃO DA POLÍTICA NA ZONA DO EURO
 

Viena, 06/07/2017 - A recuperação econômica da zona do euro abre a perspectiva para uma gradual normalização da política monetária, afirmou nesta quinta-feira um importante membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Jens Weidmann. As declarações são dadas no mesmo dia em que o BCE publicou a ata de sua última reunião do início de junho, quando foi discutida, mas descartada, a retirada de linguagem que deixa a porta aberta para uma aceleração nas compras de ativos.

"A recuperação econômica continuada abre agora a perspectiva para uma normalização da política monetária", afirmou Weidmann, um dos membros mais "hawkish" do conselho de 25 membros do BCE. Segundo ele, não se trata de frear a atual direção da política monetária, mas de considerar uma redução gradual dela. "O momento e a velocidade da normalização dependem da extensão em que a alta nos preços é sustentável e autossustentável", argumentou.

Também presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Weidmann disse que, para sua credibilidade, a acomodação monetária deve terminar "quando é necessário do ponto de vista da estabilidade de preços". Segundo ele, uma política monetária expansiva segue como justificável para apoiar a recuperação econômica e apoiar os preços. Porém o dirigente acrescentou que há diferentes perspectivas sobre quão fortes os estímulos políticos devem ser e quais instrumentos devem ser usados.

Fonte: Dow Jones Newswires.

 




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735