01/08/2017 20:29 CPI DO BNDES NO SENADO DEVE SER INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA

01/08/2017 20:29:00 - AE NEWS

CPI DO BNDES NO SENADO DEVE SER INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA
 

Brasília, 01/08/2017 - Mesmo sem as indicações de senadores do PMDB e do PT, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES no Senado está prevista para esta quarta-feira, às 15h. A comissão foi criada em maio para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo banco desde 1997, porém não havia sido instalada até hoje por falta de vontade política.

Na reunião de instalação da CPI, amanhã, os senadores devem eleger presidente e vice-presidente do colegiado, além de indicar seu relator. A expectativa é de que o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) assuma a presidência do colegiado e o autor do pedido de criação da CPI, Roberto Rocha (PSB-MA), seja eleito o relator.

A comissão terá 13 integrantes titulares e oito suplentes. Até o momento, no entanto, apenas 11 dos 21 parlamentares foram indicados - a comissão precisa apenas da metade dos membros para ser instalada. Considerados dois dos maiores partidos da Casa, PT e PMDB não fizeram nenhuma indicação até esta terça-feira.

Como os cotados para assumir o comando da CPI são adversários do PT, os petistas acreditam que o foco dos trabalhos do colegiado seriam operações realizadas durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, período no qual a JBS cresceu significativamente.

Propositor da CPI, Roberto Rocha pediu atenção especial à linha de crédito para a internacionalização de empresas operada a partir de 2007, ainda no governo do ex-presidente Lula. Foi essa linha de crédito que permitiu aos irmãos Batista, donos da JBS, internacionalizar suas operações por meio da compra de frigoríficos em diversos países, com destaque para os Estados Unidos.

Além de financiar as aquisições da JBS, o BNDES ainda comprou participação na empresa por meio da BNDESPar, uma subsidiária. Hoje, o banco detém 23% do capital da JBS. Após investigações, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou em R$ 711 milhões o prejuízo até aqui acumulado pelo BNDES com essa parceria.

Fonte: Agência Estado




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735