02/08/2017 10:41 PAULO RABELLO SOBRE TESOURO: QUEM DISSE QUE BNDES IMPORTUNARÁ A VIÚVA COM PEDIDO DE RECURSOS?

02/08/2017 10:41:57 - AE NEWS

BNDES/RABELLO SOBRE TESOURO: QUEM DISSE QUE BNDES IMPORTUNARÁ A VIÚVA COM PEDIDO DE RECURSOS?
 

São Paulo, 02/08/2017 - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, avaliou que o banco de fomento tem condições de ser um tomador de recursos no mercado nacional e internacional. Durante evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rabello usou a expressão em inglês “prime borrower” para dizer que o BNDES poderia ser um tomador de empréstimo de alto nível.

A declaração foi dada por Rabello após um questionamento do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Comentando as expectativas de crescimento da oferta de financiamento pelo BNDES, Skaf avaliou que o montante de recursos a serem ofertados em crédito não poderia extrapolar a entrada natural de recursos no banco de fomento vinda dos recursos de empréstimos pagos por quem se financiou no passado. Skaf fez essa ponderação ao dizer que não caberia mais que o BNDES tomasse recursos junto ao Tesouro.

Rabello rebateu, afirmando que o banco está avaliando formas de que a oferta de crédito ocorra sem a dependência do Tesouro. Ele considerou que falar da tomada de recursos do Tesouro é “falar de um morto”. “Quem disse que o BNDES vai importunar a viúva, o governo federal, com pedidos de recursos?”, indagou.

O presidente do BNDES mencionou produtos que têm crescido no banco de fomento, caso do BNDES Finame, que segundo ele aumentou 41,7% no primeiro semestre deste ano ante igual período do ano anterior.

Rabello disse que a grande queda no crédito tem ocorrido no cartão BNDES, modelo que ele afirmou ser antigo e está “em processo de extinção”. O presidente do banco de fomento contou que até o final do ano um novo cartão deve ser lançado. De acordo com ele, existe a possibilidade do lançamento de uma plataforma eletrônica e um aplicativo. “Isso dará condições para que, em 2018, tenhamos condições de dar um salto”, concluiu. 

Fonte: Agência Estado/Broadcast




Endereço:
Viaduto Nove de Julho - 1º andar
Bela Vista - CEP: 01050-060
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3291-8735